Alguem aqui ja parou para se perguntar como era o Salão do Automóvel a alguns anos atrás? Na época que nossos pais queriam visitar e eram apaixonados por carros, como nós somos hoje? É bem difícil de se imaginar não é? Que brasileiro que não é apaixonado por carro? Pode ser aquele popular, 1.0 que temos na garagem, mais mesmo assim cuidamos, mudamos o visual, mandamos lavar, usamos como motel  :w00t: , entre muitas outras “finalidades”.

É inaugurado, em 25 de Novembro, o 1º Salão de São Paulo (chamado Salão do Automóvel), no Pavilhão de Exposições do Ibirapuera (Zona Sudoeste). O evento reuniu as 12 montadoras existentes na época no país (Willys Overland, DKW-Vemag, General Motors, Ford, FNM, Simca, Volkswagem, Toyota, Romi-Isetta, International Harvester, Scania Vabis e Mercedes Benz) e grandes fábricas de peças e componentes. Em exposição, havia carros como o Aero-Willys, o modelo 61 da Renault Dauphine, o DKW, a Rural Willys, a Kombi e a Chevrolet Amazonas, além do primeiro automóvel experimental fabricado no país: o Saci, construído pela Willys-Overland do Brasil.

Posso dizer, pessoalmente, que eu AMO carro. Se fosse mulher com certeza seria uma “Maria Gasolina” e somente “liberaria” para quem tivesse um carro legal huahauha. Brincadeiras a parte, quem aqui não para para olhar quando um carro na rua chama a atenção? Então, agora vamos entrar em uma maquina do tempo, e vamos para aproximadamente 1970, em um dos primeiros “Salão do Automóvel Brasileiro”.

Prestem atenção, as mulheres eram mais comportadas, com um visual de aeromoça da época, os carros também eram mais “comportados”. Essa exposição é da Volkswagem do Brasil, e pode-se dizer que a VW naquela época era a Ferrari dos carros hoje em dia. Tenho certeza que todo mundo que entrar aqui no Blog e ler essa notícia ja teve, ou tem, um FUSCA, seja do irmão, pai, avô, tio ou qualquer outro familiar. Como esquecer dos bancos de mola de um FUSCA?

Acho que o Salão do Automóvel, bem como os “produtos” evoluíram muito nesses valiosos anos. Somente para se ter uma idéia, veja abaixo um vídeo do Salão do Automóvel 2008.

Fontes: Citação sobre o Salão / Vídeo do Salão do Automóvel 2008