1. Faça uma coisa de cada vez.
Primeiro, as reuniões. Em seguida, os cuidados diários. Depois, as compras. Você faz uma coisa já pensando nas outras. Para aproveitar o momento, você deve aprender a trabalhar por partes – concentrar-se em uma tarefa por vez. Como o cirurgião que esquece o seu divórcio durante uma cirurgia, com a prática, você também pode aprender a se concentrar num determinado assunto.

2. Pare e observe ao seu redor.
A nuvem de problemas nos impede de observar belas paisagens, sons e aromas. Na próxima vez em que você se sentir estressado, em vez de sair do normal, tente prestar atenção nas coisas ao seu redor. Observe a beleza de um pôr-do-sol ou as folhas que balançam numa árvore.

3. Escute as pessoas.
Hoje, enquanto conversamos com alguém, nossa cabeça está em outro lugar. Não importa se é um colega de trabalho, seu filho ou um amigo, tente dar toda a atenção possível.

4. Medite ou reze.
Há mais de três décadas, o Dr. Herbert Benson criou o termo “resposta de relaxamento” para explicar a fisiologia do relaxamento mental. Se você está oferecendo uma oração a Deus ou concentrando-se na sua respiração, seu cérebro é tomado por ondas alfa e a sua pressão sangüínea diminui. Faça isso durante alguns minutos e você não irá mais querer parar.

5. Movimente-se ativamente.
Quando você dança em sintonia com uma música ou joga com o seu time, encontra-se concentrado naquele momento.

6. Dê importância aos prazeres da vida.
Comemore as coisas boas da vida, maiores ou menores, diz a psicóloga Stella Resnick, autora de The Pleasure Zone (”A Zona do Prazer”). Ninguém precisa falar para as pessoas alegres curtirem o momento; elas já fazem isso.

7. Respire fundo.
Você esteve tão ocupado ultimamente que não teve a chance de observar a sua respiração? Aprenda a inspirar e expirar lentamente e ativamente.

8. Procure as novidades.
Mesmo que você faça o mesmo caminho com o seu cachorro toda manhã, sempre existem novidades sutis. Tenha o hábito de procurar algo novo – um jardim que começa a florescer ou um prédio com uma nova pintura.

9. Elimine os “e se” e “somente se”.
“Se só eu conseguir aquele aumento, ficarei feliz.”
“E se eu nunca achar a pessoa certa? “Somente se eu perder 10 quilos, começarei a aproveitar a vida.”
Não existe nada de errado em ter metas, mas não deixe que elas impeçam você de curtir um determinado momento.

10. Tenha uma atitude positiva.
Então você ficou exausto no primeiro dia de sua viagem para nadar na praia. Não desanime. Seja criativo e descubra algo para aproveitar. Quando você buscar viver o momento, sempre identificará uma oportunidade – ainda que seja nada mais que demonstrar coragem e paciência.